domingo, 13 de março de 2011

Bacalhau e outras delícias




Final de semana em casa, comendo bem, é sempre bom!

Apesar de uma febre no sábado (uma gripe), o João fez um bacalhau delicioso à noite. (Só para deixá-los com água na boca, ao meio dia comemos um delicioso calzone de tomate seco, massa feita em casa, claro! Ah, quando tivermos um forno de pizzas!!!).





De volta ao bacalhau: como ele decidiu em cima da hora, para dessalgar o João escaldou as postas
do bacalhau (a dica dele é provar o peixe após escaldar para se certificar que ficou no ponto).

Depois, desfiou em pedaços grandes, para
sentirmos bem o gosto no prato. Misturou em um refratário estes pedaços grandes do bacalhau, com batatas, tomates, cebolas e azeitonas pretas, "afogando" tudo em muito azeite de oliva. E então o forno.


Para acompanhar a delícia, a idéia foi fazer um pão aromatizado de tomate seco, alecrim e manjericão (temperos colhidos no quintal!). Este pão, além de ser delicioso por si só, é um complemento ao bacalhau como um sabor mais neutro, sem sal. Outra versão deste mesmo pão, para comer com algo não tão forte de sal, é besuntar o pão com azeite de oliva antes de assar e polvilhar com sal grosso e alecrim por cima. O sal grosso dá um toque crocante delicioso.


E lá tivemos nós uma deliciosa janta.












E como o final de semana foi caseiro, no domingo, para lembrar da terrinha, churrasco com salada de batata. Não tem fotos, mas acreditem, estava linda a carne: uma maminha suculenta! E a salada de batata foi seguindo a receita da Vi, que faz a melhor salada de batata do mundo!

Bem, foi isso pelo final de semana!

Um comentário: