domingo, 1 de maio de 2011

Mil coisas e sabores

Nestas últimas semanas, vários pratos poderiam estar aqui, mas o fato é faltou um pouco de inspiração e disposição. Confesso que achava que seria mais fácil!

Mas mostro aqui as últ
imas delícias da cozinha do João, que andou super dedicado!
Como ele não é nem um pouco voltado para os doces, não podia deixar de colocar em pauta a deliciosa tortinha de castanhas com chocolate, nossa páscoa!
A idéia veio de um programa do Jamie Oliver, mas na falta de alguns ingredientes acabou
um pouquito diferente. O recheio é feito de castanhas trituradas, ovo, açúcar, leite e baunilha, e na hora de colocar na massa, adiciona-se uns bons pedaços de chocolate amargo. Ficou deliciosa!


E ontem tivemos um churrasco no estilo grego, que pode ser feito em fogareiro
bem pequenino , mas que o João fez na nossa churrasqueira tipicamente amapaense feita de roda de caminhão (e não foi fácil colocar o fogo, acho que o carvão estava um pouco úmido, e até agora ainda tem cheiro de fumaça pela casa!)

O acompanhamento foi do jeito! Uma salada refrescante com pepino ralado, iogurte, hortelã e pimenta preta (isso também vimos no Jamie!). Tri bom.

E os pães pita, ainda quentinhos, fizeram toda a diferença, ainda mais com um pouco de humus também feito na hora. (A Charmaine, uma amiga australiana que passou um verão conosco na Gamboa, postou na época um comentário sobre o serviço gastronômico que o João nos oferecia: "fresh humus daily"!)

E hoje, aproveitando uma volta na feira do Perpétuo Socorro (que não está mais no Igarapé das Mulheres, pois estão fazendo uma reforma por lá), os caranguejos do mangue simplesmente não deixaram o João passar sem querer levar alguns pra casa (cinco bichinhos por dez reais).

O problema de caranguejo de mangue é a lama, e limpá-los
não é tarefa fácil (ainda que aqui no Amapá a gente conheça vários especialistas!), o João acaba sempre com um dedo cortado por uma garra mais afoita...

Dessa vez, o João inovou na receita clássica, fazendo eles cozidos em um molho com cebola, alho, pimentão amarelo e leite de coco (o nome do molho é Adobo, das Filipinas, nada a ver com o Adobo uruguaio).

Ele fritou isso com uma geléia de pimenta. E depois colocou os caranguejos, partidos ao meio e completamente limpos (para esta receita, se tira também aquela parte amarga de dentro deles). Uns dez minutos antes de servir, coloca-se leite de coco, o que dá um aroma delicioso ao prato!

Acompanhando estes caranguejos, farinha da baguda (só quem conhece o norte sabe dessa delícia, é uma farinha de mandioca bem grossa, com uns bagos duros no meio, por isso ´baguda´), pitas e humus novamente, porque são uma delícia e combinam com dias quentes!

Tinha mais um monte de coisas gostosas para relatar aqui, mas já desisti de acompanhar o ritmo do João na cozinha!

E - acreditem se puderem - hoje eu também fui para a cozinha e fiz uma torta de requeijão (que é doce) maravilhosa! Receita da minha mãe, que pegou a receita com outra pessoa, acho que a Magda, que por sua vez sabia a receita através da sogra, e assim vai.... Acabou que cá estou eu no Amapá fazendo um doce de origem alemã! Small world!


Um comentário: